Notícias
“CAMINHOS DA CANA” É INICIADO EM ITUVERAVA

Publicado em 06/07/2015

Projeto percorrerá quase 10 mil km, disseminando informações sobre o setor sucroenergético

Com palestra proferida no Sindicato Rural de Ituverava, na última segunda-feira, 29 de junho, foi oficialmente iniciada a expedição “Caminhos da Cana”, projeto de autoria do professor titular da FEA/USP, Marcos Fava Neves, que é comandante da expedição e criador do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia da USP), órgão que organiza o projeto.

Neves abordou a atual situação do agronegócio brasileiro, como também, a pesquisa realizada pela Markestrat, que mapeou e quantificou o setor sucroenergético na safra 2014/2015 e revelou números impressionantes do segmento, como o PIB Setorial estimado em US$ 107,72 bilhões, a geração de 613 mil empregos diretos e a arrecadação de US$ 8,52 bilhões em impostos agregados.

Nos próximos seis meses, o projeto “Caminhos da Cana” percorrerá quase 10 mil km pela região de abrangência da atuação da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), e discutirá com mais de três mil produtores de cana-de-açúcar e agentes do setor sucroenergético, com o propósito de disseminar informações sobre o mercado e o setor, como também, colher dados sobre cada segmento local. O projeto conta com o apoio da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) e patrocínio da Bayer CropScience e da Case IH.

Turbinar o etanol
“Diferentemente do mote de 2014, o trabalho deste ano tem como temática turbinar o etanol, inspirado por um carro turbo, movido a etanol, que usaremos durante a campanha. É o caminho para o setor sair mais rapidamente da crise, através da valorização e do consumo do hidratado e do anidro como puxadores”, explica o professor Marcos Fava Neves.

“É uma excelente oportunidade para rever amigos, discutir tendências e formular ações privadas e públicas para a competitividade da agroindústria canavieira”, diz Neves, ressaltando que o apoio das multinacionais foi essencial para a concretização do projeto “Caminhos da Cana”.

Projeto leva conhecimentos a muitos produtores rurais
Na primeira etapa do projeto, foram percorridos 9 mil km, entre os meses de junho e novembro de 2014 e a ação visava coletar informações junto às associações ligadas à Orplana para elaboração de um planejamento estratégico para a entidade, através de pesquisa acadêmica que identificou demandas do setor sucroenergético, como também levou mais conhecimento aos produtores rurais com palestras e reuniões com lideranças.

Para o presidente da Canaoeste e Orplana, Manoel Ortolan, traçar um plano para os próximos anos é essencial para o fortalecimento da associação. “As coisas mudaram muito. O país está mudando e o setor canavieiro também, pois passa por um processo de concentração atualmente, por isso a necessidade da modernização”, explica.

“O momento é ideal para executar novas estratégias, já que 2015 é um ano significativo para a Canaoeste, que completa 70 anos no dia 22 de julho. É um novo passo para a associação continuar seu trabalho, prestando serviços aos produtores de cana”, destaca.

Ituverava
O presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, fala sobre a importância da passagem do projeto pelo município. “Foi um evento de muita grandeza, pois este é um programa de levantamento de dados e troca de informações”, afirma.

“Ituverava foi escolhida pela associação como a primeira de 15 regiões a receber o evento, devido à parceria com o Sindicato Rural de Ituverava, portanto, é importante, não só para o setor, mas principalmente para o produtor rural e para o município, que se fortalece ainda mais como referência na área, além de promover um sucesso de lançamento”, conclui.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.