Notícias
5ª EXPAM SE MANTÉM ENTRE AS PRINCIPAIS FEIRAS DO PAÍS
Julgamento da raça Nelore, na Copa São Paulo-Paraná

Publicado em 03/08/2015

Evento promovido pelo Sindicato Rural de Ituverava foi considerado um sucesso

Realizada entre os dias 20 e 25 de julho, a 5ª Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana), promovida pelo Sindicato Rural de Ituverava e realizada no Parque Permanente de Exposições, foi um sucesso.

Considerada referência regional no setor agropecuário, a feira ofereceu diversos atrativos, como exposição e julgamento de animais da raça Nelore, Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas e Feira de Veículos, além de palestras técnicas e demonstrações de campo. Cerca de mil pessoa passaram por dia pela Expam.

Um dos pontos altos do evento foi o julgamento da raça Nelore, na Copa São Paulo-Paraná, que faz parte do Ranking Nacional e do Ranking Estadual. A grande campeã desta etapa da competição, que reuniu alguns dos mais renomados criadores do país e animais considerados referência de porte e qualidade, foi a Fiv Eao, de propriedade da Eao Empreendimentos Agropecuários e Obras S/A, e como reservada grande campeã, Duda Fiv da Sábia, da Agropecuária Vila dos Pinheiros Ltda.

O grande campeão foi Talento Fiv do Bony, da Agropecuária Vila dos Pinheiros Ltda., e o reservado grande campeão foi Gion Fiv FNT, de Maria Fernanda Chimentão Saraiva

O melhor expositor foi a Agropecuária Ávila dos Pinheiros e o melhor criador Cassiano Terra Simão.

Linhas de crédito
Os produtores tiveram também tiveram acesso na 5ª Expam, a linhas de crédito bancário, movimentando a feira de agronegócios. As palestras técnicas foram organizadas pelas empresas Morgan, Coram, Bayer, Ubyfol, Copercana, Agrotech, Dupont, Seprotec, Casa da Lavoura, Mobil, Syngenta, Binova, Agrosema, Agroceres e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Bar do Criador
Também foi muito elogiado o Bar do Criador, administrado pelo Nosso Bar 2, montado no barracão do Parque Permanente de Exposições, onde todas as noites se apresentaram duplas sertanejas da cidade.

Os organizadores da 5ª Expam foram o presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, e os produtores Luiz Carlos Yamaguti, Sueli Mine, Adriano Okano, Renata Peraro Okano, Gabriel Barbosa Ribeiro e João Paulo Barbosa Ribeiro, que fizeram um grande trabalho, inclusive elevando o nome de Ituverava para todo o país.

Patrocinadores
Patrocinaram a 5ª Expam as empresas: Morgan, Coram Comércio e Representações Agrícolas, Bayer, Bayer CropScience, Ubyfol, Copercana, Agrotech, Dupont, Seprotec, Casa da Lavoura, Mobil, Syngenta, Binova, Agrosema, Alta Mogiana, Agrotec, Banco do Brasil, Busa Máquinas e Implementos Agrícolas, Casa Campo, Evotec, Comercial Mendonça, Dedeagro, Canaoeste, Igarapava Tratores, Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), Embryo, Multividas, International, Laço Forte, Mantovani, Prodoeste, Tracan, Gasodiesel Petróleo, Pioneer, Liberdade Supermercado, Usina Buriti, Unimed Norte Paulista e Zoonitro.

Presidente do Sindicato Rural comemora sucesso
O presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia afirma que, assim como no ano passado, a Expam foi considerada uma das quatro maiores feiras agropecuárias do país em número de animais, expositores, máquinas, veículos e insumos.

“Foram 412 animais julgados em pista e contamos com a presença de 61 produtores. Os expositores foram de vários Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso”, afirma Chavaglia.

“Também foram realizados dois dias de campo, promovidos pelas empresas Morgan e Syngenta; com palestras técnicas e um show humorístico. Vale lembrar que todos estes eventos forma prestigiados pela presença maciça de produtores, superando as expectativas”, enfatiza.

Resultados positivos
Segundo Chavaglia, a crise pela qual o país passa impactou a Expam, mas ainda assim os resultados foram positivos. “Quanto a venda de máquinas e veículos, apesar de o país estar atravessando uma fase difícil, todos os expositores realizaram alguns negócios”, destaca.

Os organizadores da Expam estão felizes pelo sucesso do evento. “Agradeço à comissão organizadora e os colaboradores, pelo esforço, dedicação, e disponibilidade. Agradeço também as pessoas que prestigiaram o evento, que contribuíram para que a Expam se consolidasse cada vez mais nacionalmente”, agradece Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia.

Agricultor foi homenageado pelo seu dia
No dia 24 de julho, como parte da programação da Expam, o Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão do governo do Estado, homenageou vários produtores e agricultores de Ituverava e região pelo seu dia, comemorado em 28 de julho.

Os homenageados foram: Eduardo Reque (Aramina), Vanil Delefrate (Buritizal), Antônio Marcos Orives (Guará), José Marcos Borges (Igarapava), Euronaldo Aparecido Pagan e Edna Aparecida Pacor (Ipuã), Grupo Mine (Ituverava), Sérgio Alexandre Maciel Caridade (Miguelópolis), Valdemir Ilheu dos Reis (Morro Agudo), José Batista da Silva (Nuporanga), Odelto Cavatão (Orlândia), André Luis Fonseca Azevedo (Sales Oliveira) e Rodrigo Junqueira Barbosa de Campos (São Joaquim da Barra).

A feira ainda foi marcada pela presença de diversas autoridades, que engrandeceram ainda mais o evento. Entre elas o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; o representante da Faesp, Fábio Meirelles Neto, que representou o presidente da entidade, o seu avô Fábio Meirelles; o prefeito Walter Gama Terra Júnior; o presidente da Câmara Municipal, Fábio Freitas Gibaile; o presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia; o presidente da Fundação Educacional de Ituverava, César Luiz Mendonça; o assessor do deputado estadual Barros Munhoz, Paulo Roberto de Freitas e o vereador Luiz Araújo.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.