Notícias
LANÇADO PROGRAMA DO CAMPO AO CONSUMIDOR
O presidente do sindicato Rural, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia

Publicado em 23/11/2014

Iniciativa foi do Sindicato Rural de Ituverava e evento foi realizado na última quinta-feira

Com o objetivo de incentivar a competitividade nos pequenos negócios do meio rural e auxiliar os pequenos produtores a superarem dificuldades de organização e comercialização de produtos, o Sebrae-SP, Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) firmaram convênio, que resultou na criação do Programa do Campo ao Consumidor.

O lançamento do programa em Ituverava foi na última quinta-feira, 20 de novembro, no Sindicato Rural de Ituverava, com a presença de produtores da cidade e região. A iniciativa partiu do Sindicato Rural de Ituverava e contou com o apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Os produtores preencheram um cadastro e posteriormente serão procurados pelo Sebrae para expor suas idéias, necessidades e dificuldades. Depois o órgão traçará ações para orientar os agricultores.

Participaram do lançamento do projeto, o presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia; o secretário municipal do Meio Ambiente, Edson Barbosa Domiciano; o gestor de agronegócio do Sebrae, Evernon Reigada; a gerente regional do Sebrae da unidade Franca, Iroá Nogueira Lima; o coordenador regional da Faesp/Senar, Wagner Luiz Garcia da Silva; o chefe da Casa da Agricultura de Ituverava, o engenheiro agrônomo Leandro Galindo Vitor; o professor doutor Sílvio de Paula Melo; o gerente do Banco do Brasil, Wagner Garcia Ferreira e o geren- te da carteira rural do BB,Paulo Roberto Gonçalves de Curcio.

Presidente destaca importância do encontro
Ao abrir o evento, Chavaglia destacou a importância da reunião. “São parcerias importantes para fortalecer e enriquecer o segmento de hortifruti”, destacou.

“Nestes primeiros seis meses, o programa atenderá os horfruteiros da cidade. Posteriormente, o programa explorará outros segmentos agrícolas da região, visando formar grupos, ou até mesmo cooperativas, para fomentar o crescimento destes setores”, ressalta.

O chefe da Casa da Agricultura, Leandro Galindo Vitor, falou sobre o papel da CATI nesta parceria. “É importante que os produtores busquem se unir para crescer, e a CATI dará suporte para que eles possam ter toda assessoria possível, inclusive orientações de como obter crédito do Pronaf, com juros mais acessíveis”, afirma.

O gerente da carteira rural do Banco do Brasil, Paulo Roberto Gonçalves de Curcio, falou sobre as linhas de crédito que o banco oferece e, sem seguida, o professor doutor Silvio de Paula Melo proferiu palestra sobre o tema: “Organização de grupos de vendas conjuntas para acesso ao mercado”.

A noite foi encerrada com um jantar de confraternização, com sorteio de brindes doados pelos patrocinadores do evento. Todos os participantes receberam, como brinde, uma sacola com camisa do programa, boné, bloco de notas e caneta.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.