Notícias
4ª EXPAM ESTÁ ENTRE AS MAIORES FEIRAS AGROPECUÁRIAS DO BRASIL
Organizadores e expositores no último dia da 4ª Expam

Publicado em 05/08/2014

Evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Ituverava associado à Faesp/Senar, entre 21 e 26 de julho

Realizada entre os dias 21 e 26 de julho, a 4ª Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana), foi um grande sucesso e se consolidou como um dos maiores eventos agropecuários do país.

A feira recebeu mais de 800 visitantes por dia, e foi três vezes maior se comparada à última edição, realizada em 2013, em relação a número de animais, expositores, máquinas, veículos e insumos.

Promovida pelo Sindicato Rural de Ituverava associado à Faesp/Senar, a 4ª Expam foi organizada pelo presidente Gustavo Riveiro Rocha Chavaglia e pelos agropecuaristas Sueli Mine, Adriano Okano, Luiz Carlos Yamaguti, Renata Peraro Okano, Gabriel Barbosa Ribeiro e João Paulo Barbosa Ribeiro.

Exposição
Foram expostos na Expam animais das raças Nelore e Gir Leiteiro, Feira de Máquinas Agrícolas e Implementos e Feira de Veículo. Também foram proferidas palestras técnicas e montados estandes de empresas parceiras.

O sucesso do evento é um reflexo do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Sindicato Rural de Ituverava, que com a diretoria – encabeçada pelo presidente Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia – tem feito Ituverava voltar a ser uma referência regional em agropecuária.

Provas
Ao longo da Expam também ocorreu o julgamento da raça Nelore, etapa da Copa São Paulo-Paraná, que faz parte do Ranking Nacional e do Ranking Estadual, e a Exposição Estadual do Gir Leiteiro e torneio leiteiro da raça.

Foi um evento de grande porte, e com a participação de número grande de animais, os pontos obtidos pelos vencedores forram multiplicados por 2,63. Dessa forma, se um animal somou 100 pontos, a pontuação no ranking subiu para 263 pontos.

Presidente do Sindicato Rural comemora sucesso do evento
O presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, comemorou o sucesso da Expam “Mais uma vez foi um sucesso. Fazendo uma análise em nível nacional, dos animais expostos e julgados em Ituverava, a exposição projeta a cidade no meio de criadores de gado de elite com visibilidade nacional, pois recebemos criadores e expositores de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, se destacando não só pela presença, mas pelo nível dos animais apresentados”, afirma.

“Neste ano, o evento se destacou coma uma das mais importantes feiras do país, ficando entre as cinco melhores em número de animais de duas raças, Nelore e Gir Leiteiro”, ressalta.

Chavaglia diz, no entanto, que em uma análise regional no que se refere à agricultura e à participação de produtores de Ituverava região, o resultado de negócios foi inferior ao ano passado. “Isso retrata, porém, o momento da economia nacional e também de fatores climáticos que afetaram a produtividade dos canaviais e outros produtos da região. Mas a organização entende que foi um sucesso, pois mesmo com as dificuldades econômicas, o setor do agronegócio se mostra forte e determinado em buscar informações, tecnologias e insumos de última geração”, destaca.

Força do agronegócio
“A forte participação do produtor e das revendas parceiras, de máquinas agrícolas e implementos agrícolas, insumos, crédito rural, veículos, e serviços, demonstra a força do agronegócio regional, retratado na 4ª Expam. O Sindicato Rural mais uma vez, no objetivo de fomentar o agronegócio, promove uma feira desta magnitude, demonstrando estar no caminho certo, colocando o produtor rural em contato com as mais importes empresas do agronegócio do Brasil durante os dias do evento”, enfatiza Chavaglia.

Próxima edição
Chavaglia falou sobre as expectativas em relação à próxima Expam. “Em nome do Sindicato Rural agradeço a todos os produtores, organizadores, expositores, colaboradores, patrocinadores e participantes, que contribuíram, de alguma forma, com a realização da jovem, porém já consolidada, Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana)”, ressalta. “Também anuncio a todos envolvidos no agronegócio, que a Expam de 2015 será ainda melhor que a de 2014”, completa.

 

Fonte: Tribuna de Ituverava

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.