Notícias
EXPAM APRESENTA CRESCIMENTO DE 300% EM RELAÇÃO A 2013
Exposição de animais durante a 4ª Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana)

Publicado em 28/07/2014

Realizado no Parque Permanente de Exposições, evento termina neste sábado, 26 de julho

Acesse o álbum de fotos e veja mais fotos, clique aqui.

Termina hoje, 26 de julho, a 4ª Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana), um dos maiores eventos agropecuários da região, que é uma realização do Sindicato Rural de Ituverava, associado à Faesp/Senar. A 4ª Expam, que está sendo realizada no Parque Permanente de Exposições, na sede do Sindicato Rural de Ituverava, tem recebido cerca de 800 pessoas por dia.

Neste ano, estão sendo expostos animais das raças Nelore e Gir Leiteiro, Feira de Máquinas Agrícolas e Implementos e Feira de Veículo. Estão sendo proferidas palestras técnicas e foram montados estandes de empresas parceiras do evento.
Também ocorre durante o evento, o julgamento da raça Nelore, etapa da Copa São Paulo-Paraná, que faz parte do Ranking Nacional e do Ranking Estadual, e a Exposição Estadual do Gir Leiteiro e torneio leiteiro da raça.

Para movimentar ainda mais a feira de agronegócios, estão à disposição dos produtores rurais linhas de crédito bancário. No ano passado, foram realizados negócios que chegaram a R$ 2,09 milhões, na comercialização de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas.

Sucesso
Em entrevista à Tribuna de Ituverava, o presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, comemora o sucesso do evento. “Em relação ao ano passado, a Expam triplicou o número de animais, expositores, máquinas, veículos e insumos. Também contamos com a participação de empresas de Ituverava e da região”, afirma.

“Observamos que são realizadas na região apenas duas feiras agrícolas: a Agrishow, em Ribeirão Preto, e a Expozebu, em Uberaba. A Expam vem para suprir a necessidade regional e ainda como uma forma de mesclar o que é oferecido na Agrishow e a Expozebu”, ressalta o presidente.

Crescimento
Ainda segundo ele, neste ano a aceitação da Expam cresceu tanto que ela se tornou a 4ª maior feira do país em número de animais. “Vale destacar que a qualidade dos animais é grande, e que a cidade recebeu alguns dos mais renomados criadores de gado do país, que tiveram os seus animais avaliados por uma banca composta por três juízes altamente qualificados, o que gera, inclusive, mais credibilidade à exposição”, enfatiza Chavaglia.

“Em relação à raça Nelore, a Expam está nos rankings Estadual e Nacional da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e na Copa Paraná/São Paulo. Já os animais da raça Gir Leiteiro, além do julgamento, estão ranqueados e participando do Torneio Leiteiro Oficial, pela Associação Gir Leiteiro, que também faz parte da ABCZ”, destaca.

Infra-estrutura
De acordo com Chavaglia, a infra-estrutura preparada para receber o evento demonstra a capacidade e competência da comissão organizadora. “Agradeço aos agropecuaristas Luiz Carlos Yamaguti, Sueli Mine, Adriano Okano, Renata Peraro Okano, Gabriel Barbosa Ribeiro, João Paulo Barbosa Ribeiro e os vários colaboradores e familiares que se empenham neste trabalho”, destaca.

“O objetivo do Sindicato Rural é representar, informar e fomentar o agronegócio, e acredito que a Expam é o conjunto de todos esses objetivos da entidade”, finaliza Chavaglia.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.