Notícias
Deputado federal Arnaldo Jardim é recebido por amigos em Ituverava
Entrega simbólica de automóvel à Diretoria do IVVI

Publicado em 21/07/2013

Acesse o álbum de fotos e veja mais fotos, clique aqui.

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS) esteve em Ituverava na última segunda-feira, 15 de julho, quando fez a entrega simbólica de um automóvel à diretoria do Instituto de Valorização à Vida de Ituverava (IVVI). O veículo, que está sendo usado para transporte de residentes e serviço de atendimento, foi adquirido com uma verba de R$ 50 mil, que destinada à entidade por Arnaldo Jardim, a pedido do vereador Luiz Araújo. Com a verba, além do automóvel, o IVVI adquiriu equipamento de multimídia, móveis, utensílios de cozinha, equipamento de informática e de som.

Ele foi recebido pelo vereador Luiz Araújo, que é presidente do PPS em Ituverava, e pelo presidente do Sindicato Rural de Ituverava e Secretário de Transportes, Trânsito e Frota, Gustavo Ribeiro da Rocha Chavaglia.

O político participou de uma reunião no Ituverava Tênis Clube, onde manteve uma conversa informal com secretários da administração Walter Gama Terra Júnior, representantes das indústrias Santa Maria, Biosoja, Usina Buriti e Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador, empresários, agropecuaristas, representantes da imprensa e de entidades.

Antes da reunião, o deputado Arnaldo Jardim visitou a redação da Tribuna de Ituverava, onde foi recebido pelo diretor José Luiz Alves Cassiano e pelo diretor do Grupo Daru, Daniel Dantas. No semanário, Jardim concedeu entrevista e falou sobre as eleições de 2014, as recentes manifestações realizadas no Brasil, da queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff e a criação do Mobilização Democrática (MD), partido que será concebido através de fusão do PPS com o PMN.

Conquistas
O vereador Luiz Araújo destacou as principais conquistas do deputado. "Desde que iniciou a sua vida pública, o deputado Arnaldo Jardim sempre trabalhou por Ituverava, conquistando recursos para construção de creches, infra-estrutura, UBSs, áreas do esporte e lazer, e casas populares, inclusive para os distritos de Capivari da Mata e São Benedito da Cachoeirinha e o bairro rural de Aparecida do Salto. Além disso, ele está sempre presente na cidade, visitando amigos ou ouvindo reivindicações do município.

Vale lembrar também, que embora seja jovem, Arnaldo Jardim já tem uma extensa carreira política, e nunca teve problemas com Justiça, Ministério Público ou Tribunal de Contas.

Portanto, é um político ficha limpa", afirma o vereador.

"Ele é um político comprometido com as causas de Ituverava, e está sempre trabalhando em prol de nosso município. Por isso, agradeço, em nome da população, ao deputado Arnaldo Jardim por tudo que ele tem feito por Ituverava", afirma Luiz Araújo.

Laços de família
O presidente do Sindicato Rural de Ituverava e secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Frotas, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, cuja família é muito ligada a do deputado Arnaldo Jardim, falou sobre a visita. "No encontro com o deputado federal Arnaldo Jardim, em companhia do vereador Luiz Araújo,fizemos uma reunião com representantes de vários segmentos da sociedade, como produtores rurais, empresários, profissionais liberais, em que tivemos a oportunidade de ouvir as explanações sobre a política da esfera federal, o que foi muito esclarecedor, pois ele transmitiu profundos conhecimentos políticos e cultura admirável", diz Chavaglia.

"A recepção foi muito produtiva, pois todos puderam perguntar sobre questões rurais e empresariais. As explicações do deputado Arnaldo Jardim mostraram coerência e disposição na defesa dos interesses da coletividade", ressalta.
 

PSDB
O senador Aécio Neves, que tem sido apontado como um possível candidato à presidência da República, disse que deseja que José Serra seja feliz. A frase foi entendida por muitos como um anúncio de que Serra deixará o PSDB. O deputado Arnaldo Jardim falou sobre esta declaração. "O PSDB tem alimentado muitas divisões internas, o que tem saído muito caro para o partido. Entendo, portanto, essa declaração como um desabafo de Aécio Neves em relação a José Serra, que realmente pode deixar o partido", diz.

MD
Sobre o processo de criação do Mobilização Democrática (MD), Jardim afirmou que há uma certa dificuldade em fazer que o projeto continue. "Há uma pequena divergência entre o PPS e o PMN, no que se refere ao registro do partido: o PMN queria que o PPS já tivesse entrado com o registro no Tribunal Superior Eleitoral, e o PPS prefere aguardar antes de enviar o registro definitivo para saber se, de fato, é válido dois partidos se unirem para criar um outro", explica.

"Espero que isso seja contornado e que o partido seja constituído. Com isso feito, tenho a expectativa de que o ex-governador e ex-ministro José Serra se filie no MD", afirma.

Candidatura presidencial
No ano em que antecede a eleição presidencial, Arnaldo Jardim anunciou o posicionamento do PPS. "Está claro que o partido atuará na oposição. Isso parecia uma grande aventura, pois se considerava Dilma reeleita, mas os fatos recentes demonstram que a disputa está aberta e que teremos uma eleição bastante acirrada", destaca.

Possíveis candidatos
"A oposição se fortaleceu e hoje tem nomes que podem concorrer: o ex-governador de São Paulo, José Serra; a ex-ministra Marina Silva; o senador Aécio Neves e o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos", enumerou.

Manifestações
Sobre as recentes manifestações realizadas em todo o país, Jardim afirmou ser favorável. "As manifestações são positivas. Eu as saúdo, mas os manifestantes e a sociedade devem manter os vândalos, que são minoria, longe das ações. Sou o tipo de político que leva essas manifestações em conta e repensa as ações de acordo com os anseios populares", diz.

Críticas
Jardim ainda criticou algumas ações recentes da presidente. "As pessoas pediram por melhorias na Saúde, Educação, Segurança, mobilidade urbana, baixa no custo de transporte público e combate à corrupção. Em nenhum momento vi pedido de um plebiscito ou de uma reforma política, e foi isso que a presidente ofereceu. É como se a pessoa estivesse com fome e o governo oferecesse um cobertor. Defendo uma ampla reforma eleitoral, que seria mais eficaz neste momento", defende.

"Ela também sugeriu trazer médicos do exterior, sendo que ao invés disso poderia reajustar a tabela do SUS, que não é reajustada há oito anos, e quer implantar o trem de alta-velocidade, que gerará custo de cerca de R$ 26 bilhões ao invés de investir esse dinheiro em melhorias do transporte público. O problema não é falta de dinheiro, mas escolha de prioridades", critica.

Reforma eleitoral
O deputado também acredita que este seja o momento de uma reforma eleitoral no Brasil. Jardim mostrou-se favorável ao Voto Distrital, tipo de votação no qual o Estado seria dividido em vários distritos, e cada distrito elegeria um deputado por maioria simples (50% dos votos mais um), e ao Voto em Lista Partidária, que já é adotado em outros países. Nessa forma, o eleitor não vota em um candidato, mas numa lista, proposta pelo partido político. "Sou a favor do voto distrital e do voto em lista partidária. Isso até me prejudicaria, mas seria o ideal para a nação, pois dessa forma a eleição seria em torno de idéias, e não de pessoas. Essa é uma mudança cultural que precisa acontecer", afirma.

Reformulação política
Nesta semana, o governador de São Paulo se reuniu com Arnaldo Jardim para lhe comunicar que gostaria de diminuir o número paramentares ocupando secretarias Estaduais. “O governador Alckmin tem defendido, na verdade, é uma reformulação política profunda, algo que apoio plenamente. Ele quer é diminuir o número de cargos de confiança, sem prejudicar o Estado. Quer mais profissionalismo e menos gastos de custeio. O intuito, porém, é manter os mesmo gastos de investimento do Estado”, diz.

Eleições de 2014
Político experiente, em seu segundo mandato como deputado Federal, Arnaldo Jardim falou sobre as suas expectativas em relação às eleições de 2014. "As eleições não estão claras, as recentes manifestações mostram que pode haver um número perigosamente alto de votos brancos e nulos em 2014. Também há espaço para uma renovação política, algo que eu saudaria. Porém, muitas vezes as pessoas não percebem que os ‘candidatos novos’ são, na verdade, candidatos antigos que estão voltando à política, como já ocorreu com o Collor de Mello”, ressalta.

Ituverava
Arnaldo Jardim sempre foi muito atuante e trouxe muitas conquistas para Ituverava. Dentre elas estão: a Vila Dignidade, que já está em construção; cerca de 800 casas populares no bairro Benedito Trajano Borges, quando ele era secretário Estadual da Habitação; e a destinação de verbas para várias entidades do município.

Sempre empenhado em conquistar novos recursos para o município, onde Arnaldo Jardim nasceu, passou a infância e parte da adolescência, o político do PPS falou sobre a sua relação com a cidade. “Ituverava tem um papel fundamental na formação do meu caráter, pois aqui que passei anos muito importantes da minha vida. Tenho muitos amigos, e muita fé na cidade”, afirma Arnaldo Jardim.

Fonte: Jornal Tribuna de Ituverava

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.