Notícias
Presidente da Câmara Visita Projetos do Sindicato Rural
Os dois projetos que vem tendo aulas, atendem juntos mais de 50 alunos da rede pública. Na foto, os alunos dos projetos recebendo a visita da presidente da Câmara, Yara Maria Sandoval Terra Sampaio qu

Publicado em 15/03/2014

A presidente da Câmara Municipal, Yara Maria Sandoval Terra Sampaio, esteve no Sindicato Rural de Ituverava, onde conheceu os trabalhos sociais desenvolvidos pela entidade, que são desenvolvidos em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Ela foi recebida pelo presidente do sindicato, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia e pela coordenadora, Sirlei Trabalhon Nascimento.

Yara Maria visitou os projetos Jovem Agricultor do Futuro, que atende 35 alunos de escolas públicas da cidade com idades entre 14 e 17 anos, que freqüentam os cursos fora do horário escolar e recebem material didático e alimentação. O outro projeto de Olericultura, com 20 alunos inscritos, é um curso rápido aplicado em três dias, onde podem participar estudantes de qualquer idade. Neste curso, eles aprendem cultivar hortas em estufas.

Trabalho social
A presidente da Casa de Leis destacou o trabalho desenvolvido pelo Sindicato Rural, cumprindo o papel social de tirar as crianças dos perigos das ruas e despertar nelas uma vocação profissional. "Nós vivemos da terra, e cada vez mais precisamos de profissionais capacitados. Essas crianças são diferenciadas, pois estão se capacitando de forma voluntária. Esse incentivo que estão recebendo do Sindicato e de seus pais, já que muitos são trazidos pelos responsáveis, mostra que todo esse esforço pode trazer bons frutos profissionalmente no futuro deles", destacou Yara.

Parceria
Ela também lembrou que a parceria com a Faesp e Senar. “Este trabalho mostra o porquê do título de “Cidadão Ituveravense” outorgado ao presidente da Faesp e Senar, Fábio de Sales Meirelles, que muito tem feito pelas nossas crianças e pelo nosso município, por isso, nada mais justificada essa homenagem que ele receberá”, afirma Yara Maria.

O presidente do Sindicato, Gustavo Chavaglia, também, falou sobre a parceria. "Esse curso desperta no aluno a sua vocação para o campo, daqui podem sair futuros técnicos agrícolas, agrônomos, veterinários entre outros profissionais do campo. E, a parceria também é uma maneira de desenvolvemos um trabalho social, pois as instituições podem fazer diferença no futuro de muitos jovens e na sociedade", destacou Chavaglia.

Próximos cursos
Uma novidade neste ano será o curso de Jardinagem, que deve começar na próxima semana, e que vai de 18 a 21 de março. Qualquer interessado pode participar.

O projeto
O projeto foi criando em 2005 e já capacitou mais de 500 jovens. Sempre são turmas de 35 alunos, que freqüentam aulas de março a novembro. O curso é voltado para alunos das escolas públicas com a idade entre 14 e 17 anos e, todas as escolas da cidade são convidadas para se inscrever.

O curso conta com dois instrutores, uma professora pedagoga, Talita de Paula Dias e o técnico Júlio César Zambrolio. Durante o ano letivo os alunos realizam visitas técnicas em plantações, faculdades e empresas do setor agrícola e aprendem noções didáticas e práticas.
O curso de Olericultura faz parte da grade de cursos desenvolvidos durante o ano pelo sindicato para capacitar os inscritos nos cursos. Para que possa participar dos cursos oferecidos basta acompanharem as datas dos cursos divulgados no site do Sindicato Rural ou pelo telefone (16) 3839-7055.

 

Fonte: Jornal Tribuna de Ituverava

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.