Notícias
Grupo de Produtores de Manga da Região se reúne com SEBRAE-SP
O grupo de produtores durante a reunião com os agentes do Sebrae para a definição do trabalho de comercialização da produção

Publicado em 26/01/2014

Dia 15 de janeiro, quarta-feira, um Grupo de Produtores de Manga da Região se reuniu no Sindicato Rural de Ituverava, com facilitadores do “AgroSebrae”, do Sebrae da região de Franca. Desde 2011, quando a maior parte do grupo apenas pensava em iniciar o cultivo dessa fruta, com o apoio dos Sindicatos Rurais de Ituverava, Miguelópolis e Guará, os produtores estão recebendo orientações do Sebrae. Esta foi a primeira reunião de 2014.

Com o apoio de Sebrae, responsável pelas informações técnicas e administrativas aos produtores e às propriedades, o grupo iniciou as atividades recebendo noções básicas de trabalho em equipe voltadas para o desenvolvimento do associativismo e cooperativismo.

Em seguida, com base no programa de atendimento aos produtores rurais do Sebrae, o “AgroSebrae”, iniciou as atividades efetivamente voltadas para o plantio de manga. Nessa fase, as propriedades foram diagnosticadas e, para cada uma, foi desenvolvido um plano de ação que levou em conta, principalmente, suas respectivas características individuais de localização, clima e solo, por exemplo.

Segunda fase
Após essa fase, a primeira ação conjunta dos produtores de manga foi a compra coletiva de mudas. Desde então, com os pomares já produzindo, o Sebrae, com o apoio dos Sindicatos Rurais de Ituverava e Miguelópolis tem dado continuidade nas ações. Para 2014, com praticamente todos os pomares desenvolvidos, o foco do trabalho será voltado para a comercialização conjunta da produção.

Sindicato Rural
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, a entidade está sempre ao lado do produtor e atender todos os parceiros do setor. “O Sindicato Rural está cedendo o espaço para os debates, buscando atender todos os produtores de todos os segmentos do agronegócio, esteja ele em grupo ou independente. O Sindicato também tem como prioridade atender todos os parceiros, como o Sebrae e outros, que por ventura estejam envolvidos com o setor rural”, afirma Chavaglia.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.