Notícias
Ituverava tem reunião sobre Censo Agropecuário 2017
Alguns dos participantes da reunião realizada no Sindicato Rural

Publicado em 08/01/2018

Esteve em Ituverava na última semana, o coordenador regional do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, Antônio Rogério Uehara Silva. Ele veio à cidade para discutir a realização do Censo Agropecuário no município, em reunião realizada no Sindicato Rural de Ituverava.
O encontro contou com a participação de membros da comissão local do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, formada por representantes do Sindicato Rural de Ituverava, do Poder Público e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O Censo está sendo realizando desde outubro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e deve se estender até fevereiro de 2018. O intuito é ir a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.
“No momento, o levantamento está prestes a ser concluído no que se refere às prioridades de pequeno e médio porte. Assim que essa etapa for concluída, faremos o levantamento em propriedades de grande porte”, afirma o coordenador Antônio Rogério.

Próxima reunião
“Para passar essa e outras informações, tenho me reunido com comissões municipais da região. Inclusive, em breve será marcada uma próxima reunião, para serem apresentados os dados preliminares”, destaca.
Ainda de acordo com ele, assim que o trabalho for concluído, os números serão enviados para pesquisadores do IBGE no Rio de Janeiro, onde os dados serão avaliados e, em seguida, divulgados como parte do Censo Agropecuário”, relata.
“É um trabalho muito importante, realizado uma vez a cada década, que visa levantar todos os números referentes à produção de toda a atividade rural nos municípios. Esses números são essenciais para diversas ações, inclusive o planejamento de políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal”, completa.

Sindicato
O presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, fala sobre o encontro. “Na reunião, verificou-se o bom andamento dos recenseadores, bem como as informações obtidas”, avalia.
“O Sindicato Rural de Ituverava solicita a todos OS produtores que recebam os recenseadores, e forneçam todas as informações possíveis, para contribuir q com o Censo Agropecuário 2017, que é uma importante ferramenta para decisões governamentais mais acertadas”, destaca Chavaglia.

Informações do Censo Agro possuem grande importância

As informações geradas pelo Censo Agropecuário possibilitam a avaliação de políticas públicas como, por exemplo, a de redistribuição de terras. Elas permitem, ainda, estudos a respeito da expansão das fronteiras agrícolas, da dinamização produtiva ditada pelas inovações tecnológicas, e enriquecem a produção de indicadores ambientais. Propiciam também análises sobre transformações decorrentes do processo de reestruturação e de ajustes na economia e de seus reflexos sobre o setor.
Enquanto as pesquisas mensais e trimestrais sobre agricultura e pecuária disponibilizam dados referentes ao Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, os resultados do Censo Agro são referidos a municípios e a localidades, permitindo agregações e análises de diferentes recortes territoriais, como unidades de conservação ambiental, terras indígenas, bacias hidrográficas, biomas, assentamentos fundiários, áreas remanescentes de quilombos, etc.

Histórico
O Brasil realizou o seu primeiro Censo Agropecuário em 1920. Em 1936, foi fundado o IBGE, que passou a ser o responsável pela realização dos Censos do país. De 1940 a 1970, os Censos Agropecuários foram realizados a cada dez anos e a partir de então passaram a ocorrer a cada cinco anos, ou seja, em 1975, 1980 e 1985.
Em 1990 não foi possível a sua execução, sendo realizado somente em 1996, e o último Censo Agropecuário foi realizado em 2007. Este 11º Censo Agropecuário será o resultado de um processo contínuo de aperfeiçoamento, para conferir com maior nitidez a realidade do campo deste nosso imenso território brasileiro.

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.