Notícias
PRESIDENTE DA APROSOJA SP FAZ REIVINDICAÇÕES EM BRASÍLIA
Reunião em Brasília; no destaque, o presidente Aprosoja São Paulo e do Sindicato Rural, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia ao lado do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa

Publicado em 21/08/2017

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Estado de São Paulo (Aprosoja SP) e do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, esteve em Brasília nos dias 9 e 10 de agosto para fazer reivindicações para o setor.

Acompanhado por lideranças do agro de diversos Estados, ele esteve no Senador Federal para discutir sobre o Refis do Funrural, o programa permite o parcelamento de débitos de produtores rurais pessoas físicas e adquirentes de produção rural à seguridade social vencidos até 30 de abril de 2017, com condições facilitadas e desconto de juros e multas.
De acordo com Chavaglia, representantes da Aprosoja BR, IPA e FPA discutiram com senadores para sensibilizá-los a respeito da pauta, que entrou em votação no Senado na última quarta-feira, 16 de agosto.

“Em seguida, fomos ao escritório do ministro Joaquim Barbosa para uma consulta jurídica para questões de possível entendimento com relação a não tributação da soja exportada. Mais tarde, recebemos o ex-ministro Aldo Rebelo, que demonstrou sensibilidade ao setor, discorreu sobre importância do agro nacional e seus desafios, pautando sobre um projeto de União Nacional”, explica Chavaglia, em entrevista à Tribuna de Ituverava.

À noite, o senador Flexa Ribeiro e os deputados Valdir Colatto (PMDB/SC), Luís Carlos Heinze (PP/RS), Evandro Roman (PSD/PR), Dilceu Sperafico (DEM/PR), Nilson Leitão (PSDB/MT) e Luiz Nishimori (PR/PR) estiveram na sede da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA), ocasião que foram esclarecidos pontos sobre questões do Funrural, bem como emendas à medida provisória e demais assuntos ligados ao setor.

“No dia seguinte, foi apresentado pela Markel Seguros uma nova modalidade de seguro modulado conforme necessidade do produtor. Na sequência, o deputado Alceu Moreira (PMDB/ RS) discorreu sobre a necessidade de uma nova constituição, entre outros assuntos”, relata.

“Após apresentações, seguimos discutindo e deliberando sobre vários assuntos. Em seguida, nos dirigimos ao Palácio do Planalto, para audiência com o presidente Michel Temer, agendada pelo deputado Nilson Leitão, que designou o deputado Victório Galli, para nos acompanhar. Por motivos de mudança na agenda, o presidente designou o secretário da Casa Civil, Daniel Sigelmann, para nos receber e ouvir as nossas reivindicações”, destaca.

Chavaglia avalia a viagem. “Foi uma agenda positiva de propostas, deliberações, reivindicações e busca de sensibilização à classe política frente às necessidades do agro. Também ficou demonstrado a possibilidade de relações harmônicas entre sindicatos, federações e associações, na busca dos interesses do produtor rural, o que comprovou que somos uma classe organizada, conseguindo interlocução com a classe política”, completa Chavaglia.  

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.