Notícias
VII Expam começa na próxima segunda-feira

Publicado em 27/07/2017

Começa segunda-feira, 17 de julho, a VII Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana), um dos mais importantes eventos agropecuários da região, que neste ano vai até o dia 22 de julho, próximo sábado.
A Expam ocorre no Parque Permanente de Exposições do Sindicato Rural de Ituverava, entidade que promove a exposição. A comissão organizadora é formada pelo presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, e pelos pecuaristas Sueli Mine, Luiz Carlos Iamaguti e Juliana Moisés Mendonça Esteve.
De acordo com eles, estão programadas feiras de negócios, de veículos, máquinas e implementos agrícolas, exposição e julgamento da raça nelore e da raça equina paint horse. Também serão proferidas palestras técnicas, e haverá demonstrações de campo.
Estandes de empresas serão montados, e bancos estarão presentes oferecendo produtos e linhas de crédito especiais. Ainda haverá almoços e jantares especiais, promovidos por empresas parceiras do evento para clientes e convidados.
Também estão programadas apresentações musicais ao vivo todas as noites no Bar do Criador.
Segundo os organizadores, também estão programadas atrações para crianças, como a fazendinha com minianimais e parque de diversão, pois é um evento voltado a toda a família.

Referência regional
A Expam se consolidou como uma referência regional e vem crescendo a cada ano, o que, segundo a organização, reflete no número de participantes e no volume de negócios realizados durante o evento. “Esperamos entre 800 e 1 mil pessoas por dia e acreditamos que, apesar da crise que assola o país, conseguiremos movimentar mais dinheiro que no ano passado, quando atingimos a marca de R$ 3 milhões em negócios”, ressalta Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia.
“Além do crescimento, a Expam tem buscado se inovar e apresentar novidades a cada edição. Neste ano, acredito não será diferente e convido a população para vir se divertir neste evento que engrandece Ituverava”, destaca Chavaglia.

Competições de animais estão entre os pontos altos do evento

Um dos pontos altos da Expam, segundo a comissão organizadora, são a exposição e julgamento do gado nelore. “São esperados aproximadamente 400 animais, de criadores de várias cidades do Estado. É importante lembrar que, através da Expam, Ituverava sediará a Expainel Paulista, que é a principal exposição do Estado de São Paulo”, lembra o agropecuarista Luiz Carlos Iamaguti.
Já para os equinos paint horse estão programadas a prova dos três tambores e também o julgamento com formação de conformação, que avalia a beleza do animal. Para esta prova, esperamos cerca de 50 animais.
Para a competição de julgamento com conformação, dia 8 de julho foi promovido um curso na Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), voltado aos proprietários e criadores de animais e alunos da instituição de ensino.
“O curso, que foi outro diferencial da Expam neste ano, foi ministrado por Francisco Alcântara Garcia da Silva Júnior (‘Chico Garcia’), que será o juiz da prova. Ele abordou temas relevantes para que os criadores participem da prova da melhor maneira possível”, observa Juliana Mendonça Moisés Esteve.

Evento aguardado
Essas competições, segundo Sueli Mine, atrairão a atenção de toda a região. “São eventos sempre muito aguardados e tenho certeza de que serão ótimas competições”, afirma.
“Lembro que a Expam é um evento que tem buscado se aprimorar para atrair um número cada vez maior de pessoas, e isso fica evidente nesta edição, com tantos atrativos para toda a família. Por isso, convido a toda a população para que compareça”, completa Sueli.

Palestras
Terça-feira, 11 de julho - Syagri/Syngenta/Binova
Quarta-feira, 12 de julho - Morgan/Dedeagro e Coram/BASF
Quinta-feira, 13 de julho - Syngenta e Agrotech/Dupont
Sexta-feira, 14 de julho, Aprosoja e Dedeagro/Bayer

Cavalgada Solidária será realizada neste sábado

Outra atração já tradicional na Expam é a Cavalgada Solidária, promovida pela Fafram. O evento está marcado para hoje, 15 de julho, com saída prevista para as 9h, do antigo posto Ceamel (entrada da cidade).
Os cavaleiros deverão passar por diversos locais da cidade, como as Avenidas Dr. Soares de Oliveira e Dr. Paulo Borges de Oliveira. Depois, o grupo deve retornar ao Parque Permanente de Exposições, onde será servido almoço com a tradicional queima do alho, e apresentação de dupla caipira.
No ano passado, participaram da cavalgada cerca de 300 pessoas, entre as comitivas da Fafram estavam vários cavaleiros e membros da FE. Alguns carregaram bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Ituverava.

Expectativa
Segundo o diretor da Fafram, Márcio Pereira, a expectativa é que muitas pessoas participem do evento. “Já estamos na sétima edição da Cavalgada Solidária, que já se tornou tradicional e é muito aguardada. A expectativa é reunir grande público e realizar a cavalgada com sucesso”, afirma o diretor.
“É importante lembrar que além de ser uma ótima prática esportiva serão momentos de descontração e lazer entre amigos, além do exercício de filantropia, já que os participantes doarão alimentos que serão destinados para alguma entidade assistencial do município”, observa Márcio Pereira.

 

 

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.