Notícias
Comissão Especial de Cana-de-açúcar e Energia Renovável inicia agenda de trabalhos

Publicado em 17/04/2017

No último dia 06/04 (quinta-feira), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP, reuniu-se a Comissão Especial de Cana-de-açúcar e Energia Renovável, dando início à agenda anual de trabalho da Comissão.

A reunião contou com a presença do Dr. Fábio de Salles Meirelles, Presidente do Sistema FAESP/SENAR-AR/SP, que ressaltou a importância dos trabalhos a serem desenvolvidos por essa Comissão, que representa um setor de altíssima relevância para a economia do estado.
Dr. Fábio externou que a Comissão tem autonomia para desenvolver e elaborar propostas de soluções para os problemas da cadeia, e que a Presidência da FAESP permanece à total disposição para auxiliá-los naquilo que se fizer necessário.
A Comissão Especial de Cana-de-açúcar e Energia Renovável, tal como ordena o regimento das Comissões Especiais, é composta por 10 membros, dos quais destacamos a presença presidentes de Sindicatos Rurais e altos representantes do setor canavieiro no Estado de São Paulo.
O objetivo das Comissões Especiais e Técnicas é discutir as problemáticas que afligem importantes setores da economia agrícola do estado, e posteriormente deliberar propostas que visem solucionar os problemas, harmonizar situações na cadeia e criar melhores condições e oportunidade para os produtores.
Já no primeiro encontro da Comissão de Cana-de-açúcar e Energia Renovável aconteceram efusivos debates sobre temas de relevância para o setor, dos quais podemos destacar o CONSECANA, Royalties CTC, incêndios criminosos, missões internacionais, compras de terras por estrangeiros e FUNRURAL.
Foram executadas três apresentações de elevado nível informativo, que esclareceram aos presentes o atual cenário econômico, comercial e produtivo do setor canavieiro, bem como particularidades de problemas enfrentados pelo setor, tais como, a questão das dificuldades geradas pela não revisão dos termos do CONSECANA, os enfrentamentos com relação à cobrança de royalties por parte da empresa CTC, e também a atribuição de culpa por incêndios criminosos aos produtores rurais, sem investigação profunda.
A reunião foi encerrada com uma série de solicitação e deliberações a serem adotadas, e que serão constantemente monitoradas para avaliação de sua efetividade. Todos que estiveram presentes receberão o relatório da reunião, bem como as apresentações exibidas.
A data próxima reunião será confirmada em breve, e informada aos membros da Comissão com a maior antecedência.

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.