Notícias
Sindicato Rural sedia encontro da Canaoeste e da Copercana
O presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, explana durante palestra.

Publicado em 06/12/2016

 A Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), e a Copercana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), em parceria com o Sindicato Rural de Ituverava e a Dupont, promoveram na última quinta-feira, 24 de novembro, uma reunião técnica em Ituverava.
O encontro foi realizado no Parque Permanente de Exposições, no Sindicato Rural, e foi prestigiada por diretores da entidade, produtores de diversos municípios da região.
Também estiveram presentes Rodolfo Benedeti (“Pardal”), representando o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento e deputado federal, Arnaldo Jardim, e o vereador eleito Rafael Fernando Mendonça de Freitas Matos (“Rafael Gabiru”), que é do PPS, mesmo partido de Arnaldo Jardim.
O presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan fez uma explanação sobre a importância da política para os produtores rurais, entre outros assuntos.  As palestras foram proferidas pelo gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato, que discorreu sobre “Perspectivas da Safra 2016/2017”; pelo representante do Centro de Cana do IAC-RP, Dr. Carlos Azania, que falou sobre “Manejo de Plantas Daninhas”, e pelo representante da Dupont, Élcio Daroz, que abordou o tema “Inovações Tecnológicas Dupont”. Após o ciclo de palestras, foi realizada confraternização.
 
O evento
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, que também é diretor superintendente da Copercana, fala sobre o evento. “A Canaoeste é uma associação relativamente nova na região, que encontrou no Sindicato Rural de Ituverava um apoio muito grande. E como é uma região nova, estamos realizando essa reunião com o intuito de reunir produtores e mostrar a eles que além do lado técnico, existe um outro lado que é muito importante, que é o político”, afirma.
“Muitas vezes o produtor não enxerga esse trabalho, porém, ele é relevante, já que uma medida tomada no governo acaba destruindo tudo que o produtor ganhou, então evidenciamos a necessidade desse trabalho político”, enfatiza.
Ortolan também avalia o ano de 2016 para a cultura da cana-de-açúcar. “Tivemos alguns pontos positivos, como melhoras significativas no preço e na qualidade da cana. No entanto, infelizmente, a produtividade caiu. Teremos menos cana do que o projetado no início da safra e as reformas do canavial também têm sido menores, devido a fatores como falta de chuva”, observa.
 
União para fortalecimento da classe
O presidente do Sindicato Rural de Ituverava, que é membro da Comissão Técnica de Classificação da Faesp, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, fala sobre a importância da união da classe produtora. “É preciso trabalharmos juntos, com o objetivo levar as nossas reivindicações ao governo. O Encontro reuniu produtores de Ituverava e diversas cidades da região, o que considero muito importante, pois mostra a união da classe“, afirma.
“Essa parceria é muito importante, pois a união do Sindicato Rural, Canaoeste e produtores da região, fortalece as ações para que nossas reivindicações sejam atendidas pelas autoridades do governo”, completa Chavaglia.
 
Presidente
O presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, formou-se engenheiro agrônomo na Escola Superior de Agronomia "Luiz de Queiroz" (ESALQ) em 1969.
Começou a trabalhar na Copersucar, na Fazenda Experimental de Sertãozinho (antiga Fazenda Boa Fé), onde permaneceu até fevereiro de 1972.
Assumiu a gerência da Fazenda Pouso Alegre em Goiás, cujas atividades eram a cultura do arroz e pecuária. Permaneceu neste cargo até julho de 1975.
Iniciou as atividades na entidade como gerente do Departamento Técnico onde permaneceu até fevereiro de 2000. Neste mesmo ano, assumiu a presidência da Canaoeste, cargo que ocupa até hoje.
Em março de 2001 foi eleito presidente da Orplana (Organização dos Plantadores da Região Centro-Sul do Brasil),  para um mandato de seis anos, que durou até março de 2007. Em abril de 2013, Manoel Ortolan foi eleito novamente presidente da Orplana, para um mandato de três anos.
Ao longo desse tempo foi convidado a participar como membro de várias entidades governamentais e não-governamentais ligadas ao setor sucroalcooleiro. 
 

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.