Notícias
ASSOCIADOS DO SICREDI FAZEM VISITA AO RIO GRANDE DO SUL
Associados do Sicredi durante visita à cidade de Gramado

Publicado em 03/11/2016

 O Sicredi ofereceu a alguns correntistas uma viagem para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entre os dias 21 e 24 de outubro, passando ainda pelas cidades de Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

O objetivo foi apresentar a sede de todas as cooperativas do sistema Sicredi. Participaram associados de várias localidades, inclusive de Ituverava, que foi representada pelo presidente do Sindicato Rural de Ituverava e agropecuarista Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia e pelo empresário Degiovani Brunheroti.
À Tribuna de Ituverava, Chavaglia fala sobre a viagem. “Em Porto Alegre, na sede do Sicredi, pudemos verificar na a organização do sistema cooperativo de crédito, bem como as divisões (crédito , TI e sistemas , mesas de operações , etc. Porém, o que difere o Sicredi de um banco normal é que se trata de uma cooperativa, em que o cooperado, através de assembléias, decide sobre operações e direcionamentos de todas as ações, inclusive participa dos lucros”, afirma.
“Esse sistema de crédito cooperativo dá ao associado (cooperado) a condição de participação nos resultados. Portanto, quanto mais o associado usar as operações financeiras do Sicredi, mais ele acumula participação, o que no futuro se traduzirá em ganho”, ressalta.
Berço do cooperativismo
“Outro ponto importante da viagem foi a visita à cidade de Nova Petrópolis, considerada o berço do cooperativismo, onde tivemos a oportunidade de conferir a história do cooperativismo brasileiro”, diz.
“A cultura do cooperativismo nasce da necessidade da ajuda mútua nos negócios agrícolas, e que não é diferente no cooperativismo de crédito. A cultura européia da região, somada à necessidade de união, proporcionou o nascimento e a disseminação do modelo cooperativista, que se expandiu para todo Brasil”, afirma. 
Ainda segundo Sindicato Rural de Ituverava, “a chegada da agência do Sicredi em Ituverava trouxe a possibilidade de todos os ituveravenses se beneficiarem do sistema cooperativista”, observa Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia.
Cooperativa
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e mais de 1,4 mil agências, em 11 Estados do país.
Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 Cooperativas de Crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
A agência de Ituverava está localizada à Avenida Dr. Soares de Oliveira, ao lado da Algar Telecom, em um prédio de 495m² de área construída, equipado com o que há de mais moderno em termos de serviços financeiros.

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.