Notícias
3ª EXPAM COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
Local onde será realizada a 3ª Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana)

Publicado em 25/08/2013

Começa na próxima segunda-feira, 26 de agosto, a 3ª Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana), um dos maiores eventos voltados ao produtor rural da região. Realizada no Parque Permanente de Exposições, a exposição, que é promovida pelo Sindicato Rural de Ituverava, deverá se estender até o dia 1° setembro, com ampla programação.

Na 3ª Expam haverá Feira de Agronegócios; Exposição da raça Nelore; Torneio Leiteiro da raça Gir Leiteiro; Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas; Feira de Veículos. Também haverá palestras proferidas por profissionais que abordarão temas sobra cana-de-açúcar, milho, soja, gado e máquinas agrícolas.

Outra novidade deste ano é a participação do Banco do Brasil e do Bradesco, que apresentarão suas linhas de crédito para aquisição de máquinas e animais. A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) será responsável pelo julgamento dos animais expostos da raça Nelore, e da APCGIL (Associação Paulista dos Criadores de Gir Leiteiro) que será responsável pelo julgamento e acompanhamento do Torneio Leiteiro.

O presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Rocha Ribeiro Chavaglia, fala sobre o evento. “Será uma grande feira voltada, integralmente, ao produtor rural. No mesmo local, os participantes terão acesso a animais, máquinas agrícolas e ao crédito rural”, afirma em entrevista à Tribuna de Ituverava.

“Outro importante diferencial serão as palestras ao longo da Expam, todas com temas interessantes e atuais. O intuito é levar mais conhecimentos ao produtor rural, bem como as linhas de crédito, pois entendemos que esse é o momento do agronegócio”, ressalta.

Torneio Leiteiro
O torneio da raça Gir Leiteiro será um dos pontos altos do evento, já que sua finalidade, a produção de leite, é a grande característica da raça. A avaliação será feita por juízes da APCGIL.

O torneio está sendo organizado por Luiz Carlos Iamaguti, Adriano Okano e Renata Peraro Okano.

Exposição de gado

Outro evento bastante aguardado é a Exposição de Gado da raça Nelore, que está sendo organizado por Luiz Carlos Iamaguti, Sueli Mine, João Paulo Barbosa e Gabriel Barbosa.

A exposição deverá receber animais de grandes produtores de vários Estados brasileiros. Nesse evento, os animais também serão avaliados por juízes da ABCZ, entidade que representa cerca de 20 mil associados, no Brasil e no exterior, e é responsável por centralizar todas as atividades relacionadas ao zebu nas áreas técnica, política e econômica.

III Expam e I Encontro Cooperativista de Ituverava

Na semana de 26 de agosto a 01 de setembro de 2013 acontecerá a III Expam, Exposição Agropecuária da Alta Mogiana. Com enfoque na exposição e torneio de animais das raças Nelore e Gir Leiteiro a exposição não deixa de trazer as novidades no setor de máquinas, implementos agrícolas e crédito rural.

Aproveitando o sucesso dos dois anos anteriores, o evento buscou crescimento e para isso trará como novidade palestras técnicas durante a semana.

Quero chamar, a atenção para uma palestra que acontecerá no dia 29 de agosto (quinta feira), na sala de eventos do sindicato rural, das 8:30 hr as 11:30 hr. Será oferecido um café da manhã aos produtores de leite para dis- cutir os obstáculos e as oportunidades desta cadeia produtiva. Para tanto a CATI trará de São Paulo a profissional Ângela Maria Adriano Consultora Técnica da SESCOOP – Sistema Nacional de Cooperativismo.

Como já é sabido, por experiências mundiais, que o trabalho em cooperação, principalmente no setor do agronegócio, traz benefícios e fortifica os produtores, mostraremos também os programas governamentais de incentivo ao cooperativismo, que disponibiliza recursos financeiros a fundo perdidos às cooperativas e produtores que trabalham em grupo.

Desde já ficam convidados todos produtores de Leite da região para palestra e demais interessados para a Exposição.

Eng° Agr° Leandro Galindo Vitor Chefe da Casa da Agricultura de Ituverava

 

Fonte: Jonal Tribuna de Ituverava

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.