Notícias
6ª Expam tem tido ótima aceitação em Ituverava

Publicado em 22/07/2016

Começou na última segunda-feira, 18 de julho, a 6ª Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana), um dos principais eventos agropecuários da região. O evento, está sendo realizado no Parque Permanente de Exposições, termina amanhã, domingo, dia 24.
Entre as atrações estão: Feira de Agronegócios, Exposição Bovina de Nelore e Exposição Eqüina de Paint Horse.
Prestigiaram a solenidade oficial de abertura, na terça-feira, 19 de julho, diversa autoridades, produtores e convidados. A mesa-diretora foi composta pelo coordenador do Senar/SP, Sérgio Perrone Ribeiro; pelo prefeito Walter Gama Terra Júnior; pelo presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia e pelo presidente da Câmara Municipal, Fábio Freitas Gibaile.
Segundo Chavaglia, a Expam, a exemplo dos anos anteriores, está sendo um sucesso e reunindo grande público todos os dias. “É um orgulho estar à frente do Sindicato Rural de Ituverava neste evento, que a cada ano se supera e se mantém fiel ao seu objetivo: fomentar o desenvolvimento econômico através do agronegócio”, afirma.
“São aproximadamente 500 animais expostos, diversas empresas participantes, linhas de financiamento e o que há de mais útil ao produtor. Fazemos parte de uma região produtora que muita relevância neste setor, e tenho muito orgulho de fazer parte de um evento tão grandioso”, ressalta Chavaglia.

Importância do agronegócio
O coordenador do Senar/SP, Sérgio Perrone Ribeiro, fala sobre a importância do agronegócio para a economia brasileira. “Mais uma vez o agronegócio marca sua presença no cenário brasileiro e mundial. O setor acredita no Brasil e em dias melhores. Trabalhamos ativamente para buscar isso, e vemos que conseguimos resultados muito positivos, que se tornam essenciais para a economia brasileira”, destaca Ribeiro.
O prefeito Walter Gama Terra Júnior destaca o crescimento da Expam. “Com o passar dos anos, é visível o crescimento e avanço da feira. Por essa grandiosa iniciativa, que engrandece Ituverava, parabenizo a comissão organizadora. Sou um grande apreciador da Expam, que movimenta a cidade e a economia a cada ano”, elogia Gama terra.
A Expam também foi elogiada pelo presidente da Câmara Municipal, Fábio Freitas Gibaile. “É um evento grandioso, que em muito beneficia a nossa cidade, inclusive colocando-a em destaque no setor do agronegócio. Parabenizo a comissão organizadora e a todos os envolvidos com este magnífico evento”, completa.

Aprovação
“Este ano foi a primeira vez que visitei a Expam e saí encantada. Não fazia idéia de que se tratava de algo tão grandioso”.
Marina Pereira Reis, estudante

“É um evento completo. Oferece opções de negócios e de entretenimento, além de ser cercada de opções para obter conhecimento”.
Sandoval Rodrigues, comerciante

“Está sendo um evento muito bem organizado, de ótima qualidade e com certeza um dos melhores da região. Parabenizo o Gustavo Chavaglia e a toda equipe de organizadores pelo excelente nível do evento”.
Ivan Deieno, 59 anos, engenheiro agrônomo

“É um evento muito bem organizado, que além de permitir que conheçamos o gado de elite, também é uma ótima ocasião para se passar o dia com a família”.
Franciele Orlando, 24 anos, fisioterapeuta

“Acho a Expam, uma grande oportunidade para se fomentar o agronegócio, que atualmente é o esteio da economia brasileira e também para dar apoio à classe de agricultores e criadores de gado”.
Marcos da Silva Nunes, 40 anos, contabilista

“Há quatro anos venho na Expam, e ano após ano, o evento só melhora. Está sendo um sucesso e mesmo com a crise instalada no país, Ituverava vem na crescente, principalmente no ramo da agropecuária”.
Marcelo Paris, 42 anos, tratador


Programação da exposição conta com várias atividades

Promovida pelo Sindicado Rural de Ituverava, a 6ª Expam (Exposição Agropecuária da Alta Mogiana) é coordenada por uma comissão formada pelo presidente da entidade, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia e pelos agropecuaristas: Sueli Mine, Luiz Carlos Iamaguti, Adailton Guerra, Aníbal Campos Barbosa (“Bill”) e Juliana Mendonça Esteve.
Neste ano, está sendo realizada na Expam, exposição e julgamento de animas da raça Nelore, exposição da raça Senepol, eqüinos da raça Paint Horse, com provas dos três tambores, feira de máquinas agrícolas e de veículos.
Também há feira de touros, com a participação e supervisão da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).
Também estão sendo realizados almoços e jantares com a participação de empresas de insumos, que apresentam seus produtos. Está montado no recinto parque infantil e também estão disponíveis vôos panorâmicos de helicóptero com saídas do parque de exposições. O Bar do Criador está com um amplo cardápio e provendo shows todos os dias.

Dia de campo
Na quarta-feira, como parte da programação da Expam, foi realizado o Dia de Campo na Fazenda Xingu. O evento contou com as palestras: “As vantagens do uso de touros PO em rebanhos produtores de leite e ou de bezerros”, “Manejo de pastagens: o aumento da produtividade em pastagens” e “A importância da extensão rural para o sucesso pró-genética”.
No mesmo dia, no Parque Permanente de Exposições, ocorreu a Feira de Touros e Comercialização.

Outros eventos
Ao longo da semana, foram servidos almoços e jantares oferecidos pelas empresas: Copercana, Arista de Mosaic, Bayer, Coram, Ubyfol, Seprotec, Laço Forte, Agrotech, Morgan, Dedeagro, Cyagri, Sygente e Binova. Também foi ministrado um curso para operador de máquinas e realizada a apresentação de produtos e demonstração prática de pulverizador.

Exposição de animais
Desde segunda-feira, está ocorrendo exposição e julgamento de animais, evento que assim como nos anos anteriores tem reunido alguns dos principais criadores de gado do país, além da novidade neste ano, que são os eqüinos da raça Paint Horse.
Está programado para hoje, sábado, às 10h, a prova dos três tambores, com premiação em seguida. A final do julgamento dos animais da exposição de gado também está maçada para hoje, a partir das 7h30.

Sindicato Rural de Ituverava

Alameda Irineu Carvalho André, nº 52- Jardim Tropical II - CEP: 14500-000 - Ituverava-SP - Fone (16) 3839-7055

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.